Congresso dos EUA faz sabatina com autoridades sobre violência da polícia de imigração Nos Estados Unidos, parlamentares fizeram uma sabatina com autoridades do governo Trump sobre a violência da polícia…

Congresso dos EUA faz sabatina com autoridades sobre violência da polícia de imigração
Nos Estados Unidos, parlamentares fizeram uma sabatina com autoridades do governo Trump sobre a violência da polícia de imigração.
Essa é uma semana decisiva no Congresso americano para a agenda anti-imigração de Donald Trump. Nesta terça-feira (10), um comitê da Câmara ouviu três autoridades. Na pauta, o assassinato de dois cidadãos americanos durante operações da polícia de imigração, o ICE, em Minneapolis, em janeiro.
Parlamentares dos dois partidos repudiaram as mortes de Renee Good e Alex Pretti. Mas os republicanos acusaram autoridades locais de não cooperarem com os agentes. Já a oposição democrata denunciou as mortes e outros abusos do ICE, como a detenção de um menino de apenas 5 anos e a repressão violenta aos manifestantes.
Todd Lyons, diretor do ICE, foi questionado pela oposição se ele pediria desculpas por integrantes do governo Trump terem acusado Renee Good e Alex Pretti de serem terroristas domésticos. Lyons se recusou. Ele disse:
“Não vou falar sobre nenhuma investigação em andamento”.
Lyons defendeu a atuação do ICE.
Nos Estados Unidos, parlamentares fazem sabatina com autoridades do governo Trump sobre a violência do ICE
Jornal Nacional/ Reprodução
Os democratas exigem mudanças. Querem a obrigatoriedade de mandados judiciais para as operações do ICE e a restrição ao uso da força. Se nada for feito até o fim da semana, a oposição ameaça barrar o novo Orçamento para o departamento do governo que é responsável pelo ICE – e a área poderá ficar sem dinheiro.
Donald Trump vinha apostando na pauta anti-imigração para conseguir manter a maioria na Câmara e no Senado nas eleições de novembro para o Congresso. Só que os republicanos estão preocupados com a repercussão da violência em Minneapolis e até mesmo com as críticas de Trump à apresentação do cantor porto-riquenho Bad Bunny no Super Bowl. Eles temem a reação negativa entre o eleitorado latino.
Uma pesquisa do “New York Times” e da Siena College, de janeiro, mostrou que 59% dos latinos desaprovavam o desempenho de Trump.
LEIA TAMBÉM
‘Estamos vivendo um pesadelo’, diz mãe de brasileiro preso pelo ICE há 2 meses durante entrevista de visto permanente nos EUA
Governo Trump orienta agentes do ICE a entrar sem mandado em casas de imigrantes, diz agência
Funcionários do Google, Meta, OpenAI e outras pedem que CEOs usem influência para pressionar governo contra o ICE
📰 Leia a Notícia Completa
Para acessar o conteúdo integral com todos os detalhes, fotos e informações adicionais, visite a fonte original:
📍 Fonte: G1
🕒 Publicado em: fevereiro 11, 2026 à38 1:08 am
Notícia agregada automaticamente. Todo o crédito pertence à fonte original.

Deixe um comentário