INSS faz mutirão para tentar diminuir a fila de quem espera por perícia ou BPC Reprodução O INSS faz neste fim de semana um mutirão para tentar diminuir a fila…

INSS faz mutirão para tentar diminuir a fila de quem espera por perícia ou BPC
Reprodução
O INSS faz neste fim de semana um mutirão para tentar diminuir a fila de quem espera por uma perícia ou pelo BPC, o Benefício de Prestação Continuada. Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8).
No Amazonas, a dona Maria do Rosário levou o filho para uma avaliação social — que é uma etapa necessária para a concessão do Benefício de Prestação Continuada, o BPC.
A agricultora Juliana Bosso foi atendida no Paraná. Ela sofreu um acidente e há um mês está sem trabalhar. “Agora, preciso do benefício, a gente paga tanto imposto, né, agora a gente quer um pouquinho do retorno”, disse .
Os mutirões do fim de semana abriram quase onze mil vagas de atendimento no país. O Ceará foi o estado do Nordeste com maior número: 2.800 vagas para hoje e amanhã. Mas a regra é só atender quem fez o agendamento prévio pelo número 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”.
Cipriano Mendes de Sousa, desempregado, soube do mutirão e veio até uma agência de Fortaleza, mas não foi atendido porque não estava na lista do mutirão. “Não deu pra fazer hoje porque não tinha agendado antes”, explicou.
Não basta ter feito o agendamento. O INSS precisa convocar a pessoa para participar do mutirão. Kelson Martins, gerente executivo do INSS em Fortaleza, detalha o procedimento: “A gente ou liga ou manda WhatsApp especificamente pra isso, o INSS não tem costume de ficar ligando ou mandar WhatsApp e a gente confirma pra olhar no aplicativo: ah, então é verdade mesmo, tem a convocação, entendeu?”.
O objetivo da ação é diminuir a fila do INSS, que terminou 2025 com mais de três milhões de pedidos aguardando análise. O volume de espera aumentou ainda mais entre os dias 28 e 30 de janeiro, quando todos os canais digitais do INSS deixaram de funcionar por cinco dias enquanto o sistema previdenciário passava por manutenção.
Depois de várias tentativas, Francisco Claudiano Ribeiro Fernandes enfim conseguiu ser chamado. “E agora no dia quatro eu dei entrada de novo e marcaram a perícia pra hoje pra gente tá fazendo a perícia presencial, se Deus quiser”, relatou o entregador .
LEIA TAMBÉM
Especialistas defendem nova reforma da previdência e apresentam como referência pontos que ficaram de fora das regras aprovadas em 2019
Doze milhões de aposentados e pensionistas do INSS vão ter reajuste na remuneração
Veja o que muda na aposentadoria do INSS para quem começou a contribuir antes da Reforma da Previdência
📰 Leia a Notícia Completa
Para acessar o conteúdo integral com todos os detalhes, fotos e informações adicionais, visite a fonte original:
📍 Fonte: G1
🕒 Publicado em: fevereiro 7, 2026 à42 11:33 pm
Notícia agregada automaticamente. Todo o crédito pertence à fonte original.

Deixe um comentário