O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmou nesta segunda-feira (2) que o momento do país e da Corte é de “ponderações e autocorreções” e reafirmou que a…
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, afirmou nesta segunda-feira (2) que o momento do país e da Corte é de “ponderações e autocorreções” e reafirmou que a elaboração de um Código de Ética para o tribunal é um compromisso da sua gestão.
Fachin deu as declarações na sessão de abertura do ano no STF, que contou com as presenças dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Também estiveram presentes outros ministros da Corte, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ministros do governo.
“Nos momentos críticos, como na defesa do processo eleitoral e das urnas, o Tribunal atuou para impedir erosões constitucionais. O Brasil tem lições de democracia a oferecer, porque preservou suas eleições sem ruptura e com respeito à Constituição”, afirmou Fachin.
“Sem embargo desses reconhecimentos, o momento histórico é também de ponderações e de autocorreção. É hora de um reencontro com o sentido essencial da República, da tripartição real de Poderes e da convivência harmônica e independente, com equilíbrio institucional. Somos todos chamados a essa arena”, completou o presidente do STF.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
📰 Leia a Notícia Completa
Para acessar o conteúdo integral com todos os detalhes, fotos e informações adicionais, visite a fonte original:
📍 Fonte: G1
🕒 Publicado em: fevereiro 2, 2026 à49 5:41 pm
Notícia agregada automaticamente. Todo o crédito pertence à fonte original.
Deixe um comentário