Adolescente com autismo tem crise em escola de Uberaba e mãe denuncia abordagem da PM: ‘Me A mãe de um adolescente de 13 diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA)…

Adolescente com autismo tem crise em escola de Uberaba e mãe denuncia abordagem da PM: ‘Me
A mãe de um adolescente de 13 diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) afirmou que o filho foi vítima de despreparo da Escola Municipal Joubert de Carvalho, em Uberaba e de uma abordagem truculenta da Polícia Militar (PM), quando tentaram contê-lo após uma crise. Assista ao vídeo acima.
Segundo Mariana Marçal Rodrigues da Silva, de 36 anos, o filho estava bem quando foi deixado na escola.
“Eu nunca tinha visto meu filho naquele estado, eu mandei ele para escola bem”, disse a mãe.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsAp
De acordo com a mãe, a coordenação a chamou porque o filho estava em crise, quebrando bens da escola, por volta das 10h, após o recreio. Ao chegar, Mariana disse que encontrou o jovem muito agressivo e agitado, comportamento incomum mesmo em crises em casa.
“É raro ele ter crise na rua. Quero entender o que aconteceu para deixá-lo assim e por que o professor não conseguiu acalmá-lo. Não precisava chegar a esse ponto”, disse Mariana.
Segundo relato ao g1, o adolescente estava em uma sala, contido por professores e por um portão para evitar que saísse. A mãe pediu que o soltassem para que pudesse se aproximar e acalmá-lo, dizendo: “meu filho, é a mamãe”.
Ela também solicitou que fosse acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, percebeu a chegada da Polícia Militar (PM), chamada para conter a situação.
Ainda de acordo com Mariana, uma policial se aproximou do filho com algemas e ela reagiu dizendo: “Meu filho não é bandido, eu não te dou autorização, impedindo que a equipe tocasse no jovem.
Quando o Samu chegou, iniciou o procedimento para colocar o adolescente na maca. Nesse momento, Mariana disse que se afastou por alguns instantes para ligar e informar a mãe sobre o que estava acontecendo.
Conforme a mãe, ao tentar retornar, foi impedida pela policial, que alegou que ela atrapalhava o atendimento. Com a insistência, houve empurrões entre as duas e a policial ameaçou dar voz de prisão à mãe, que afirmou que não se afastaria do filho.
Ainda segundo a mãe, o episódio deixou vários arranhões e provocou forte estresse. Mariana afirmou que ninguém deveria passar por situação semelhante e que pretende recorrer à Justiça.
O jovem e a mãe foram levados para atendimento no Hospital Regional de Uberaba José Alencar.
Em nota, a direção da escola afirmou que a equipe adotou imediatamente as medidas de cuidado previstas para essas situações, priorizando a integridade do próprio aluno, dos colegas e dos profissionais. De acordo com o posicionamento, a mãe foi acionada de forma imediata e o Samu chamado para os cuidados médicos.
A TV Integração questionou a escola sobre quem acionou a PM, mas recebeu como resposta apenas: “por hora essa é a única manifestação”, em referência à nota enviada pela instituição. Leia a íntegra abaixo.
Em nota, a PM informou que foi acionada porque havia um jovem em surto psicótico, danificando o patrimônio da escola e tentando agredir colegas. Segundo a corporação, esse tipo de ocorrência requer protocolos de segurança para preservar a integridade da pessoa em surto e das demais presentes.
LEIA TAMBÉM:
Uberlândia ganha jardim sensorial para crianças com autismo
Adolescente autista dirige ônibus por 5 km e só para após bater
Lei vai punir escola particular que negar matrícula a aluno autista
Primeira crise na escola, diz mãe
Mariana contou ao g1 que o filho tem nove laudos de diagnóstico de TEA e que foi a primeira vez que apresentou crise na escola. Ela disse ainda que a instituição nunca havia registrado queixas sobre o comportamento do adolescente.
Segundo a mãe, os dois filhos gêmeos, diagnosticados com TEA, estudam no 8º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Joubert de Carvalho há cerca de um ano e não contam com professores de apoio.
🔎 O professor de apoio é um direito garantido por lei a alunos com TEA em escolas públicas e privadas. O profissional atua em sala de aula sem custo para as famílias, auxiliando na inclusão, adaptação pedagógica, interação social e comunicação, com foco na autonomia do estudante.
Mariana relatou também que se mudou recentemente para Uberaba. Antes, morou por quatro anos em Veríssimo (MG), onde os filhos sempre tiveram professores auxiliares.
Na escola anterior, um relatório assinado pela coordenadora pedagógica e pela coordenadora geral descreveu o jovem como obediente, bem relacionado com colegas e que, em dias habituais, aceita o “não” com facilidade.
Adolescente com autismo tem crise em escola de Uberaba e mãe denuncia abordagem da PM
Mariana Marçal Rodrigues da Silva/Reprodução
Nota oficial da Escola Municipal Joubert Carvalho Escolar
“A direção da Escola Municipal Joubert Carvalho Escolar informa que registrou no ambiente escolar, nesta quinta-feira, uma crise comportamental envolvendo um estudante com Transtorno do Espectro Autista.
A equipe escolar adotou imediatamente as medidas de cuidado previstas para essas situações, priorizando a integridade do próprio aluno, dos colegas e dos profissionais. A família foi acionada de forma imediata e o SAMU chamado para os cuidados médicos.
A rede municipal vem ampliando continuamente o atendimento inclusivo, com aumento na contratação de professores de apoio e equipes especializadas para acompanhamento dos estudantes com TEA. Ainda assim, crises podem acontecer e exigem decisões rápidas para preservar vidas e evitar acidentes.
A Secretaria de Educação já está em contato com a família para acolhimento e acompanhamento do caso, além da análise dos procedimentos adotados para aperfeiçoamento permanente do atendimento.
Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão, o respeito e o cuidado com todos os estudantes”.
* Estagiária sob supervisão de Guilherme Gonçalves.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
📰 Leia a Notícia Completa
Para acessar o conteúdo integral com todos os detalhes, fotos e informações adicionais, visite a fonte original:
📍 Fonte: G1
🕒 Publicado em: fevereiro 6, 2026 à28 10:45 pm
Notícia agregada automaticamente. Todo o crédito pertence à fonte original.

Deixe um comentário